Quem Não Se Comunica, Se Trumbica


chacrinha
Um salve ao velho guerreiro, Abelardo Chacrinha Barbosa, que nos legou esta frase lapidar.
O valor dela é tão grande que a Petrobras “descobriu” numa checagem interna, que, na estrutura de comunicação da estatal, existem “apenas” 1.146 pessoas “trabalhando”, um quantitativo fora do padrão em qualquer comparação, a menos de redes de comunicação de massa.
Por exemplo, a Shell, que fatura o triplo da Petrobras, tem uma equipe que cuida de sua imagem em 70 países que é metade do time da brasileira. E não são apenas as gigantes. A StatOil da Noruega, que tem uma receita de pouco mais de metade da Petrobras, faz a mesma coisa com 172 pessoas.
Trata-se de um exército de relações-públicas, publicitários, jornalistas e técnicos de segurança da informação etc. Essas pessoas cuidam do relacionamento da Petrobras com a imprensa, com os funcionários e com as comunidades locais. Também decidem patrocínios e publicidade e atuam nas redes sociais.
Isso custa muito caro…No ano passado, a Petrobras gastou R$ 1,74 bilhão com relações institucionais e projetos culturais.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s