Chinesada Chega Pra Levar Barato


image

Agora lascou, juntou a fome com a vontade de comer, com o Planalto sem dinheiro e sem ter de onde tirar, vide as fortes investigações que correm soltas para todos os lados e a chinesada doida para levar vantagem em cima dos lesos. Não tem, jeito.

Agora é contagem regressiva para que várias estatais passem prara o controle chinês. A PTbras por exemplo já recebeu um empréstimo a título de amizade,  que só os defensores da governANTA acreditam:

“O empréstimo de US$ 3,5 bilhões (R$ 10,5 bilhões) feito recentemente à Petrobras demonstra a confiança que a China deposita no Brasil e demonstra a importância que a China dá a essa aliança estratégica e comercial. Um amigo em hora de necessidade é um amigo verdadeiro”, disse Charles Tang, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil China (CCIBC),

Essa situação toda me lembra aquela música “Aluga-se” que o Raul Seixas cantava. E quem quiser ficar que troque o curso de línguas.

Fonte: Yahoo News

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, chegou nesta segunda-feira a Brasília para uma visita que traz a promessa de investimentos da ordem de 50 bilhões de dólares em novos projetos, uma potencial oxigenação para a estagnada economia brasileira.

Li se reunirá com a presidente Dilma Rousseff nesta terça, 19, e partirá no mesmo dia ao Rio de Janeiro para acordar algumas iniciativas do país asiático na cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. No dia seguinte, ele viajará para a Colômbia, e depois para Chile e Peru.

A segunda geração de investimentos chineses no Brasil, após os iniciais em matérias-primas, se concentrará na indústria pesada e em obras de infraestrutura, explicou recentemente o subsecretário-geral de política, José Graça Lima, da chancelaria brasileira.

Além de buscar a compra de 22 aviões da Embraer, parte de uma operação já acordada de 60 aeronaves, e a reabertura do mercado do país asiático à carne bovina brasileira, a lista de negócios a abordar inclui autopeças, transporte, energia, portos, hidrelétricas e ferrovias.

Também será discutido o projeto de uma ferrovia transoceânica que permita levar as exportações brasileiras à China pelo Pacífico, um projeto monumental que atravessará parte da Amazônia e se estenderá até o Peru.

“Se consideramos o portfólio de investimentos no Brasil, é evidente um processo dessa dimensão (financeira) é justificada. Só o projeto do corredor transoceânico, uma ferrovia para transportar matérias- primas, é de 30 bilhões de dólares”, disse à AFP o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

“O Brasil espera que nessa nova fase da relação com a China possamos ter um aumento significativo dos investimentos”, acrescentou Monteiro, para quem o Brasil pode se transformar em uma plataforma para produzir localmente bens industriais chineses para abastecer o mercado doméstico e exportar a terceiros países.

O Brasil vive uma desaceleração econômica que já dura cinco anos e uma injeção de dinheiro pode ajudar setores problemáticos. Esse foi o caso do acordo de 3,5 milhões de dólares assinado em abril pela Petrobras com o Banco de Desenvolvimento da China.

“A China está assumindo o necessário papel de investidor na América Latina e no Caribe, e o Brasil precisa desesperadamente de investimentos”, disse à AFP Charles Tang, presidente da Câmara de Comércio Brasil-China na semana passada.

“O quintal dos Estados Unidos está se transformando no da China. E não só o Brasil, mas toda a América Latina”, acrescentou.

Mas o dinheiro chinês na região se concentrou, e muito, em bens básicos.

“Para Pequim, a América Latina é principalmente um produtor de matérias-primas e isso se nota na composição de investimentos diretos na região. Quase 90% dos investimentos chineses estimados entre 2010 e 2013 se dirigiram aos recursos naturais”, descreveu a Cepal em um relatório neste ano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s