Substituição na Segunda Turma do STF


fifa

Sai Teori, entre Toffoli…

Completando as boas notícias do STF desta terça feira, informamos que o ministro Dias Toffoli foi escolhido por unanimidade entre seus pares para presidir durante um ano a 2ª Turma da corte.

Só pra saber, a turma é responsável por analisar a maior parte dos inquéritos de parlamentares investigados na Operação Lava Jato. A função foi desempenhada no último ano pelo ministro Teori Zavascki, relator dos casos da Lava Jato até então, mandando soltar os empreiteiros quando estavam já com a língua coçando pra entregar os grandões.
As duas Turmas do Supremo são compostas por cinco ministros sendo que o presidente da Corte, atualmente Ricardo Lewandowski, não participa dos dois colegiados. Desde que Barbosão saiu e Lewandowski assumiu a presidência do STF, em setembro do ano passado, a 2ª Turma trabalhava com um ministro a menos. O Fachin também será conduzido para a 2ª Turma.
Em março, contudo, houve um rearranjo interno no STF articulado pelos próprios ministros. Toffoli, que era integrante da 1ª Turma, pediu para migrar para a 2ª. A intenção da mudança, segundo os próprios ministros, foi evitar que a Turma que irá julgar a maior parte das investigações de políticos fosse prejudicada por empates.
Toffoli agradeceu a confiança dos colegas que o elegeram para a presidência da Turma. “Procurarei estar à altura desta Turma dando cabo a mais este dever que nos recai”, afirmou. Além de Toffoli e Zavascki, fazem parte da Turma os ministros Celso de Mello, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia.
Palmas e rezas…..
Anúncios

Um comentário sobre “Substituição na Segunda Turma do STF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s