A Bandeira da Discórdia ?


000_ref41271

Na quarta-feira passada 17/06, à Igreja Africana Metodista Episcopal Emanuel foi atacada a tiros pelo jovem Dylann Roof, de 21 anos, provocando a morte de 9 negros. O mesmo rapaz havia antes postado uma espécie de manifesto racista na internet onde aparece em fotos com a bandeira dos confederados. Para se entender, na época da Guerra Civil Americana, travada entre 1861 e 1865, os confederados representavam os estados do Sul escravocrata contra os estados do Norte. Após quatro anos de conflitos e aproximadamente 600 mil soldados mortos, os Confederados se renderam.

Ocorre que apesar dos quase duzentos anos passados, um grande número de residentes nestes estados do sul nunca esqueceram o ocorrido e ainda veem os confederados como um símbolo de resistência. Fazendo um paralelo com o futebol brasileiro, eles são como aqueles torcedores de um clube que a 50 anos não ganha nada, mais ainda assim eles o seguem e defendem.

untitled

Agora a Governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, muito bem apessoada por sinal, disse que concorda com as “solicitações” (leia-se pressões) de vários líderes religiosos e políticos pela retirada da bandeira confederada de um mastro em frente ao prédio onde funcionam o governo e o poder legislativo do estado.

Mas teria mesmo um pedaço de pano, tanto poder a ponto de incitar as pessoas à violência? Por outro lado seria mesmo certo manter um símbolo que já deveria ter sido deixado para trás à trocentos anos? E retira-lo agora não seria uma forma de criar uma nova polêmica e dar espaço para mais discórdia? Quem sabe?

Se a moda pega no Brasil, muitos grandes clubes de futebol deveriam ter suas bandeiras banidas, a começar pelos maiores deles. Afinal de contas, quantas já não foram as vezes onde as bandeiras e as cores de clubes foram usadas em atos de violência? Quantas não foram as cenas registradas e exibidas pela mídia onde os ditos torcedores devidamente uniformizados não aparecem agredindo e até assassinando pessoas?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s