Saem As Pedaladas, Mas Entram O Que ?


Salto

Meses atrás muito se falava sobre o arrocho do ministro Joaquin Levy e sua meta de economia e redução de gastos bilionária. Pois, a meta do superávit primário foi estabelecida em 1,1% do PIB no ano de 2015. Trocando em miúdos, para que todos possamos entender, o guverno pretendia economizar o equivalente a 1,1% do PIB para pagar suas dividas. No entanto, para as consultorias internacionais era claro que esta seria uma meta muito difícil de ser cumprida. Eles imaginavam que o correto e talvez possível, seria algo entre 0,5% e 0,7%, meta mais condizente com a dificuldade do governo em equilibrar as contas públicas, num momento em que a arrecadação de impostos diminui mas os gastos públicos continuam altos. Isso sem falar no congresso não muito amigável.

Eis que agora fomos surpreendidos pela redução da meta, não pela redução, mas pelo tamanho dela que passou de 1,1% para 0,15% em 2015. Vejam a explicação de Levy para a redução:  “(A meta se torna) alcançável, algo importante para orientar os agentes econômicos, os empresários e as famílias e reduzir a incerteza”.

Na realidade, a mudança da meta do superávit visa cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, lembram ? Aquela da qual o governo apoiado por uma série de parlamentares afagados com cargos e presentinhos fizeram de gato e sapato no inicio do ano.

Pois é, como o bicho tá pegando e a GovernANTA está prestes a ser torrada pelas suas conhecidas e manjadas pedaladas fiscais, o guverno está ciente de que este ano precisará mudar de esporte, ou seja, não poderá executar suas costumeiras pedaladas.

O ponto positivo desta estória toda é podermos imaginar que o governo está tentando jogar limpo desta vez, pelo menos até a poeira baixar. O ruim é que o jeito agora é fazer figa para que a agência de classificação de risco Moody’s não rebaixe muito a nota do Brasil. Porque se o pais sair do grau de investimento vamos trocar as pedaladas pelos saltos ornamentais e a queda será bem alta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s