FIES Com Juros Dobrados: Crava 13 e Lacra


corte

Pátria Educadora é o cacete.

6.000 creches, milhares de vagas no PRONATEC, milhares de pós-graduações no exterior e outros estelionatos eleitorais da soberana para se reeleger. TUDO mentira.

A primeira mentira é dizer que eles ciaram. Poha nenhuma. O financiamento estudantil existe desde o governo de Médici, se chamava “Crédito Educativo”, era mais barato e atingia mais gente.

Depois porque, uma vez ganha a eleição, o PNC se virou ligeiro para os estudantes. Os programas foram reduzidos drasticamente e tiveram sues custos aumentados. Tratemos do FIES.

O Conselho Monetário Nacional aprovou na quinta-feira 23/07, que a taxa de juros dos financiamentos passará de 3,4% ao ano para 6,5% ao ano. Arredondando: DOBRARAM e puseram bastante alto.

A justificativa do conselho para o aumento é de era preciso “realizar um realinhamento da taxa de juros devido ao cenário fiscal e à necessidade de ajuste fiscal”. E por que mentiram ao povo? Por que enganaram estudantes e suas famílias? CANALHICE.

A decisão diz ainda que essa alteração vai permitir a oferta de novos financiamentos e vai contribuir com a sustentabilidade do programa, possibilitando sua continuidade. E quem é que vai pegar dinheiro a uma taxa dessas? Quem é que aguenta pagar tanto juro?

“Essa alteração continuará permitindo a oferta de financiamentos no âmbito do Fies a juros subsidiados, uma vez que a taxa de 6,5% continua menor que a taxa de mercado”, diz o conselho. Tá, mas ainda é alta bagarai. Não cabe nos orçamentos.

O outra, num cenário de desemprego, o cabra se forma, não arranja onde trabalhar e tem uma conta enorme pra pagar.

O governo ainda não abriu as inscrições para o Fies do segundo semestre, que estará dentro dessas novas regras. Serão 61,5 mil novas vagas. Somadas à oferta no primeiro semestre, o programa terá, em 2015, um total de 313,9 mil novos contratos -o que corresponde a apenas 43% dos financiamentos do ano passado. E com custo maior.

LARÁPIOS ELEITORAIS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s