Escudo De Palha


Escudo de Palha

Sinopse:

Takao Osawa e Nanako Matsushima interpretarão dois policiais no meio do grupo destacado para transportar um assassino confesso pelo país, contra uma horda de matadores de aluguel atrás da recompensa milionária oferecida pelo rico avô da vítima.

Comentário:

Não me canso de dizer que Takashi Miike e Takeshi Kitano são dois dos maiores expoentes do cinema japonês. Normalmente voltados aos filmes de ação ultraviolentos, aqui Miike foge um pouco de seu padrão. Sem apelação para o gore e apoiado apenas em um dilema moral que permeia todo o longa, como resultado ele mostra que além de uma mente insana é um ótimo cineasta.

Vale a pena arriscar a vida de diversas pessoas inocentes para salvar um ser desprezível? Será que o dever de cumprir a lei é mais forte que o desejo de punir alguém que definitivamente não merece viver?

Impossível assistir sem se fazer estes questionamentos, a verdade é que o dilema moral e ético visto aqui só se torna crível aos olhos do público por tratar-se da séria sociedade japonesa. E assim o filme consegue prender a atenção do espectador do inicio ao fim.

As atuações são boas, principalmente dos 3 principais protagonistas, embora aqueles que não estão acostumados com filmes japoneses possam até julga-las como demasiadamente caricatas e canastronas. Falando em atuação, sinceramente não me lembro de um vilão ser tão detestável, considerando que ele passa todo o filme algemado.

Em resumo, em Escudo de Palha o foco são às discussões morais e éticas e as provocações entre os personagens, deixando a ação física em segundo plano. Consequentemente a maioria dos críticos do filme, na realidade são fãs do estilo tradicional de Miike que assistiram ao longa, mantendo expectativas a este respeito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s