O Homem De Classe – Escolhendo Camisas Sociais


image

Dando sequência à esta nossa seção semanal voltada ao nosso público masculino, nesta terceira edição, vamos dedicar nosso espaço a peça mais importante do vestuário masculino. Pode parecer o mais simples de escolher, isso porque poucas pessoas se ligam nos detalhes que fazem a diferença.

A camisa é uma peça que ocupa praticamente metade do seu corpo, a parte superior, a mais visível e importante socialmente. Escolher não é complicado, mas claro que além de bom gosto é preciso técnica, então vamos às dicas:

Cor – Quanto a tonalidade é bem simples, assim como aprendemos escolhendo ternos, as camisas claras são melhores para uso durante o dia, já às escuras são melhores à noite. As cores clássicas continuam sendo o azul, branco, cinza e preto, e o azul ainda é o coringa, basta variar um pouco a tonalidade dependendo a ocasião. Dica importante, você não é o Comendador (mulheres entenderão) então, em eventos formais evite usar camisa preta com terno preto à noite.

Caso queira optar por uma camisa lisa branca ou de qualquer cor clara é muito fácil encontrar uma gravata que combine. Basta escolher uma de cor forte e com algum tipo de estampa, como listras, bolinhas ou xadrez. Se a opção for vestir uma camisa lisa escura, você pode optar por uma gravata da mesma cor da camisa com um tom mais claro ou pode escolher uma gravata também escura, mas com detalhes claros.

Em qualquer composição de camisa, terno e gravata é preciso considerar as cores. Lembre-se sempre: branco, preto e azul marinho combinam com tudo.

Agora se você gosta de usar camisas com listras, usa-la com uma gravata listrada também é possível. Embora seja preciso tomar alguns cuidados. Escolha uma camisa clara com listras finas e uma gravata escura com listras grossas. Nunca use a mesma cor de gravata e camisa, nem a mesma grossura das listras. A mesma regra vale para o xadrez.

Colarinho – Pode parecer bobagem, mais o colarinho determina muita coisa, especialmente que gravata combina melhor, se funciona com terno ou não e que biotipo fica melhor com determinado modelo. independente do modelo de colarinho você tem que estar atento a sua medida. A camisa tem que ficar confortável quando com o colarinho aberto e caber no máximo um dedo entre o tecido e o pescoço quando fechada.Veremos os cinco principais tipos de colarinhos encontrados.

Colarinho Francês: Esse é o coringa! vai bem com tudo, combina com todos os biotipos e nós de gravata, inclusive com o nó simples e paletós mais esportivos. Na dúvida aposte neste modelo que é o mais tradicional e fácil de achar.

image

Colarinho Americano: É o mais informal pelo abotoamento na ponta da gola. Funciona para homens jovens e com rosto e pescoço grandes. A melhor combinação é com gravata mais fina e de preferencia lisa.

image

Colarinho Curto: É o mais moderno e combina com todos os tipos de homens, com exceção dos gordinhos pois deixa o pescoço ainda mais curto. Fica ótimo com gravatas de modelagem slim.

image

Colarinho Inglês: Perfeito para ternos que tem a padronagem mais ajustada ao corpo, ele pede um nó maior, mas sem tanto volume, como o Half Windsor (já aprendemos sobre os nós de gravata na primeira edição desta seção). Com as pontas são mais longas, funciona é ideal pra quem tem rosto mais cheio.

image

Colarinho Italiano: Ideal para pessoas mais sóbrias e que preferem descrição. Indicado para quem gosta de usar ternos escuros. As pontas curtas e abertas pedem um gravata de estilo e com mais presença, favorecendo os nós de gravata mais volumosos como o Windsor ou o Half Windsor.

image

Tecidos – As opções são várias, mas nós manteremos nas mais comuns, a escolha varia muito do gosto individual e da disposição de investimento.

Algodão – É considerada a mais importante das fibras têxteis, sua principal característica é o conforto proporcionado pelo tecido nos dias mais quentes. É facilmente lavável, fresco e flexível. Atualmente, somente 4 espécies são aproveitadas em larga escala para a confecção de tecidos e instrumentos médicos. No topo da produção, está o algodão Egípcio, seguido pelo Pima, cultivado manualmente pelos peruanos. Assim como acontece com os ternos, o algodão das camisas também ganha numeração e quanto maior o número de fios, mais resistente e sedosa será sua camisa.

Tricoline – Tecido de construção em tela, com a leveza e resistência do algodão. Pode ser liso, estampado ou obter padrões com fio tinto, como xadrezes e listrados. É a base da camisaria de todo o mundo, atendendo a um mercado cada vez mais exigente e sofisticado, no que diz respeito a tecidos leves.

Linho – Altamente resistente, a Richards explora o tecido com uma pegada casual e confirmando o seu estilo despojado.

Oxford – Uma mistura diferentes tipos de fio. É um tecido extremamente resistente, de extensa durabilidade, ótima qualidade e elegância.

Poliéster – O mais barato e facilmente encontrado nas lojas, apesar de relativamente confortável, ele não promove a respiração, aumentando a produção de suor e por consequência, absorve os odores. Também são as principais vítimas do ferro de passar, queimando com facilidade.

Para finalizar, vem a hora de fazer o teste, vejamos então o que fazer quando for experimentar:

  1. Dobre o braço – As mangas devem ser longas o suficiente para que as bainhas não subam para o seu pulso quando você mexe os braços.

    2.  Verifique se as bainhas estão apertadas – O ideal é que você não consiga tirar a mão pela bainha sem desabotoá-la.

     3.  Certifique-se de que a camisa não fique desconfortável no seu peito ou na sua cintura.

      4. Levante os braços. Verifique se a camisa não levanta demais, para cima da altura da calça.

Depois de verificar estes quatro passos, se estiver tudo certo, pode mandar embrulhar.

Anúncios

Um comentário sobre “O Homem De Classe – Escolhendo Camisas Sociais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s