Começo Do Fim ?


MacriFim, hoje com a eleição para a presidência da Argentina, termina um ciclo de 12 anos de Kirchnerismo. Mais que isso, esse pode ser um sinal do fim da esquerda na América do Sul, atualmente tomada pelo dito regime Bolivariano.

O empresário e engenheiro Mauricio Macri de 56 anos é o novo presidente da Argentina. Atual prefeito de Buenos Aires, ele é ex-presidente do clube Boca Juniors e líder de uma frente de centro-direita.

Há cerca de duas décadas o mundo assistia a ascensão de partidos de esquerda tomando os governos da América do Sul. O movimento começou na Venezuela, em 1998, com a eleição de Chaves. Cinco anos depois, em janeiro de 2003, o operário do Nove Dedos recebia a faixa presidencial no Brasil, seguido, dois meses depois, pelo peronista Nestor Kirchner, na Argentina. Em 2005, os bolivianos estavam elegendo o primeiro presidente indígena, Evo Morales, até hoje no poder. Já em 2007, o economista da classe média e de ideais nacionalistas, Rafael Correia, vencia as eleições do Equador. Todos eles foram reeleitos e conseguiram fazer seus sucessores e todos estes enfrentam crises de cunho político-econômico.

Estaríamos prestes a assistir uma guinada a favor dos movimentos de direita? Não sabemos, e isso não importa. O importante é que este pode ser o inicio do fim da praga dos governos populistas.

Hoje já é publica e notória que toda aquela conversa fiada que contavam Chaves e o Nove Dedos não passava de balela. E que na verdade o verdadeiro interesse destes nada mais era do que arrancar dinheiro do Governo e das empresas Estatais. Tudo isso o povo já sabe, mas o povo é como criança revoltada que se encanta com um pirulito, infelizmente.

Pode ser que não seja nada, mas não se pode perder a esperança, e tudo tem que começar  por algum lugar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s