Estamos No Brasil, Infelizmente.


Lava Jato

Qualquer ser humano normal, nem precisa ser brasileiro, deposita toda sua expectativa de um futuro melhor na Operação Lava Jato. A esperança de que pela primeira vez os corruptos, políticos ou mesmo mega empresários sejam realmente punidos é grande. Mesmo considerando que o ritmo de prisões e condenações da Operação tenha diminuído muito nos últimos meses.

Orfão de um herói deste a aposentadoria do ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, o povo brasileiro viu na Operação Lava Jato uma nova esperança de futuro. Algo pelo que vale continuar “vivendo”. E não era atoa. A força da operação é tão grande que foi capaz de transformar o juiz Sergio Moro, no novo Capitão Nascimento, um herói real e não mais fictício.

Com a operação saindo cada vez mais fora da grande mídia já a algum tempo, as prisões desta semana do senador Delcidio Amaral PT-MS e do banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, foram como um sinal de vida vindo na hora certa. Algo que nos fez lembrar que a esperança ainda vive.

Em suma, a Operação Lava Jato é vista por muitos como um exemplo singular de seriedade, honestidade e competência, tanto de Policia Federal, Ministério Público e Judiciário Nacional como um todo.

Eis que de repente ocorre um fato que pode, se não denegrir, levantar suspeitas sobre a seriedade do processo.  O banqueiro André Esteves é acusado de obter ilegalmente documentos sigilosos de acordos de delação premiada que estavam em negociação entre o Ministério Público e dois acusados na Operação Lava-Jato. Segundo as investigações, Esteves tinha cópia de uma minuta do acordo de delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, contendo inclusive anotações manuscritas pelo próprio executivo. Ou seja, existe vazamento dentro da Operação Lava Jato.

O próprio ministro Teori Zavascki afirmou  que há “um perigoso canal de vazamento” de informações sigilosas das investigações do esquema de corrupção da Petrobras para beneficiar pessoas poderosas.

Pois é, infelizmente a notícia cai como uma verdadeira bomba sobre aqueles que apostavam todas fichas na Operação. Na verdade a situação deve ser encarada como um choque de realidade. Não se pode vacilar, não se pode dormir no ponto, não podemos nos esquecer, estamos no Brasil, infelizmente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s