No Coração Do Mar


no-coracao-do-mar

Sinopse:

No inverno de 1820, o barco baleeiro de New England (EUA) Essex foi atacado por algo em que ninguém podia acreditar: uma baleia de imenso tamanho e determinação, e um sentido de vingança quase humano.

O desastre marítimo que ocorreu na vida real inspiraria Melville a escrever Moby-Dick. Entretanto, o livro contou apenas metade da história. “No Coração do Mar” revela as terríveis consequências do encontro, à medida que a tripulação sobrevivente do barco é levada aos seus limites e forçada a fazer o impensável para permanecer viva.

Comentário:

Sempre é bom contar com filmes que estimulem a leitura de bons livros e este é um bom exemplo. Aos desavisados cumpre informar que o filme buscou um tom de realidade, evitando enveredar para uma aventura fantástica inverossímil. O mesmo inclusive deixa caro que o livro seria uma ficção baseada nos fatos ali mostrados.

Dentre as coisas mais interessantes do filme está ver o contexto histórico da extração do óleo de baleia e a importância dele na época. Além conhecer os métodos de caça e extração do óleo. Algo que pouco evolui em 200 anos. O filme consegue fazer uma boa reflexão sobre as ações do homem contra a natureza e como estas ações podem se refletir contra ele. Sem deixar de sugerir até onde pode ir a obstinação cega de um homem, algo mostrado mais incisivamente no livro.

A atuação da dupla de protagonistas é boa, embora Benjamin Walker por vezes pareça meio desligado do personagem. Já Chris Hemsworth consegue ser um anti-herói convincente e sem exageros, dando mais um bom passo para se livrar do estigma de Thor que claro vai marca-lo para sempre. Impossível não fazer menção ao sempre competente Cillian Murphy, um dos grandes atores da atualidade.

A trilha sonora quase inexistente deve fazer falta para os mais atentos. Uma boa trilha poderia ter feito o filme ter ganho um pouco mais de força. Os efeitos visuais são muito bem feitos, já o 3D não conseguiu ter cenas de impacto, se tornando absolutamente dispensável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s